Autoconhecimento: ferramenta para gerenciar sua carreira

Artigo autoconhecimento

Algum dia você já deve ter parado para pensar sobre suas expectativas versus os resultados que está obtendo. Gostou do resultado?

Muitas vezes a resposta a essa pergunta é um grande sentimento de frustração.

Nas recentes Olimpíadas Rio 2016 esta realidade veio à tona em vários momentos. Quem não lembra das seleções de futebol e de vôlei feminino, da reação de suas atletas e técnicos ao perderem partida decisiva. Por outro lado, o Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara, demonstrou autoconfiança, competência e estratégia para superar seu rival e conquistar a medalha.

Mesmo quando você se prepara e julga estar apto para uma determinada conquista ela pode não ocorrer em função de fatores seus ou externos a sua vontade.

Entretanto, você pode controlar aqueles que estão sobre sua gerência investindo no autoconhecimento, qualificação, em experiências diversificadas, etc.

Teoricamente o autoconhecimento deveria ser a mais factível. Porém na prática, a dificuldade em se avaliar, em reconhecer suas limitações e buscar formas de lidar com as mesmas são impeditivos frequentes. Nem sempre é fácil ou possível mudar, mas se conhecer suas forças e fraquezas você pode aproveitar mais adequadamente seu potencial, quer seja maximizando fortalezas quer seja minimizando defeitos. Conhecer suas características é o primeiro passo para construir um caminho.

O mesmo se aplica a sua carreira. Quando você conhece seu perfil e tem um objetivo definido é muito mais fácil traçar um plano de ação.

Acreditar em sua capacidade, traçar estratégias que possam levar ao alcance do resultado, analisar os resultados e ter a coragem de mudar a trajetória em caso negativo, são fundamentais para conseguir o resultado que almeja.

Todos admiram os guerreiros no contexto daquelas pessoas que superaram grandes dificuldades e se sobressaíram naquilo que fazem. Então, qual seu diferencial? Apesar do medo que podem ter sentido, eles se olharam de frente, admitiram suas deficiências, persistiram perante obstáculos, trabalharam para supera-los até conseguirem aquilo que almejavam.

Assim como eles, nem sempre você será vitorioso, mas pode se fortalecer e se preparar melhor para uma próxima oportunidade, aprendendo com os insucessos a lidar com a frustração, tendo sempre em mente onde quer chegar.

Deixe um comentário